• +55 (18) 3117-1195
  • +55 (18) 98136-0521
  • zanardo@zanardo.com.br
  • Segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h48
Data: 20/10/2020

A Braskem, petroquímica brasileira, irá lançar portfólio de impressão 3D ainda neste mês, na América do Sul

A Braskem, empresa petroquímica, vai lançar uma série de produtos em outubro, entre eles um produto próprio para a indústria de manufatura de aditivos, a impressão 3D. De acordo com a empresa, o departamento tem ajudado a responder com a produção de máscaras, devido a pandemia recente do coronavírus. Além das máscaras, há componentes de respiradores mecânicos.

A empresa informa que “As soluções da Braskem a partir de polipropileno (PP) se mostraram atraentes e ideais à manufatura aditiva, com base na reciclabilidade, resistência ao impacto e estabilidade dimensional da matéria-prima, que tem recursos de dobradiça duráveis e também uma densidade mais baixa do que outros tipos de plásticos”.

O PP utilizado para impressão 3D vem na forma de pellet e filamento, ambos produzidos no Brasil e em pó. Além disso, o produto pode ser usado em impressoras 3D industriais e computadores desktop.

Os diâmetros dos filamentos de PP da Braskem são 1,75 e 2,85 mm. Segundo a petroquímica, o pó de polipropileno foi desenvolvido em cooperação com a subsidiária da EOS América ALM e é utilizado no processo de síntese seletiva a laser. O produto PP em forma de pellet foi desenvolvido em cooperação com a Titan Robotics, com foco na plataforma de extrusão de pellet inovadora Atlastm em escala industrial.

Fabio Lamon, gerente de Inovação e Tecnologia para Manufatura Aditiva da Braskem, disse que “A manufatura aditiva, por si só, é um processo cuja natureza é de não desperdício, pois se baseia na fabricação de uma peça tridimensional por meio da adição de camadas de matéria-prima a partir de um arquivo digital 3D, o que viabiliza a liberdade total de formato e elimina as perdas e os resíduos comuns em diversos processos tradicionais de fabricação”.

  • Telefone:
    +55 (18) 3117-1195

  • Rua dos Buritis, 201 - Parque Industrial II Araçatuba - CEP 16012-170 / São Paulo