A automação industrial tem sido um dos principais fatores de transformação na indústria. Com a evolução da tecnologia, os processos produtivos tornaram-se mais eficientes, seguros e precisos, reduzindo desperdícios e aumentando a confiabilidade operacional. Dentro desse cenário, as válvulas industriais desempenham um papel fundamental no controle de fluidos, e sua integração com sistemas automatizados tem revolucionado sua aplicação nos mais diversos setores.
Entre os principais benefícios da automação aplicada às válvulas, destacam-se:
O Engenheiro Mecânico responsável pelo setor de Métodos e Processos da Zanardo, Ennio Ferraz Santana, explica como a incorporação de atuadores elétricos e pneumáticos e sensores inteligentes ajudam as válvulas a operar com maior precisão e resposta instantânea às variações do processo.
“Sistemas automatizados permitem respostas mais rápidas a variações de pressão e temperatura, garantindo maior eficiência e prolongando a vida útil dos equipamentos. Com isso, a automação das Válvulas traz benefícios como maior precisão na regulagem do fluxo, redução de falhas operacionais e otimização do consumo de energia. Além de aumentar a segurança ao minimizar a necessidade de intervenção humana em ambientes produtivos. Na fabricação de Válvulas, a automação aumenta a padronização dos produtos, reduzindo variações dimensionais e defeitos”.
Um dos grandes desafios das usinas e indústrias é o controle dos processos para garantir eficiência energética na planta industrial, aumentando a produção e reduzindo custos. “Sensores e atuadores inteligentes permitem que as Válvulas se ajustem automaticamente às necessidades do processo, reduzindo desperdícios e otimizando o consumo energético. Eles também possibilitam a detecção de variações anormais no fluxo, prevenindo falhas antes que impactem a operação. Para fabricação, o uso de sensores para controle de qualidade é utilizado majoritariamente nos testes de validação das Válvulas, a fim de garantir maior confiabilidade dos produtos finais”, explica o Ennio.
Falhas em válvulas industriais podem comprometer a segurança da operação e gerar grandes prejuízos. No entanto, com a automação, tornou-se possível detectar pequenos desvios de funcionamento antes que eles evoluam para problemas graves. “Sistemas automatizados utilizam sensores e softwares de monitoramento que analisam variações na operação das Válvulas, detectando anormalidades como vazamentos, obstruções ou falhas mecânicas, possibilitando ações corretivas antes que o problema afete a operação”.
O Engenheiro completa que “no processo de fabricação a automação detecta defeitos estruturais e operacionais utilizando sistemas de inspeção automatizados, garantindo que as Válvulas saiam da linha de produção dentro dos padrões exigidos”.
A manutenção preditiva se baseia no monitoramento contínuo dos equipamentos para antecipar falhas antes que causem paradas inesperadas ou danos significativos. “Com algoritmos de análise de dados e, em alguns casos, inteligência artificial, é possível prever falhas antes que ocorram, reduzindo paradas inesperadas e custos com manutenção corretiva”.
Na Zanardo, entendemos que a automação não é mais uma tendência, mas uma necessidade para a indústria moderna. Nossas válvulas são projetadas para atender às mais rigorosas demandas de controle, garantindo compatibilidade com os mais avançados sistemas de automação.
Seja em processos de geração de vapor, controle de pressão, regulação de vazão ou redução de ruído, a Zanardo oferece soluções inovadoras que aumentam a produtividade e a confiabilidade operacional.
Ennio complementa sobre o que esperar do futuro das válvulas. “A expansão do uso de inteligência artificial para otimizar processos, o aumento da conectividade via IoT e redes 5G para monitoramento remoto, e a adoção de Válvulas autônomas com algoritmos de autoajuste e diagnóstico inteligente. Na fabricação, a digitalização dos processos com gêmeos digitais permitirá simulações avançadas para otimizar a produção e prever falhas antes mesmo da fabricação das peças. A aplicação de materiais mais avançados e manufatura 3D também promete aprimorar a durabilidade e a eficiência das válvulas nos próximos anos”.
A automação industrial continua evoluindo, e a Zanardo segue na vanguarda, desenvolvendo produtos que impulsionam a eficiência dos processos industriais.
Quer saber mais sobre como nossas válvulas podem otimizar sua operação? Entre em contato com nossa equipe técnica!
Envie sua mensagem e tire suas dúvidas.
Olá! Tudo bem?
Como posso ajudar?
Dúvidas Fale com Mariana
Pós-vendas e qualidade Zanardo Fale com Liniker